20 de outubro de 2008

O que é mesmo um software?A diferença...

SOFTWARE LIVRE E SOFTWARE PROPRIETÁRIO

Software Livre:
O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem que para isso tenha que pedir permissão ao autor do programa. É o mesmo que usar um programa de computador livre, com código aberto, significa ter a possibilidade de entender como funciona o programa, podendo modificá-lo de acordo com as necessidades do usuário. Em outras palavras, qualquer um pode acessar e alterar a área em que estão registradas as informações que fazem o programa funcionar, o chamado código fonte. Por isso, ele é considerado aberto e livre.
No software livre, as pessoas têm acesso à receita, o que possibilita que alterem o sabor do bolo (ou a finalidade do programa) como preferirem. No outro modelo, conhecido como software proprietário, as pessoas não podem ter acesso à receita.
A utilização do Software Livre para a inclusão digital tem grande importância, pois:
- Estimula naturalmente a difusão do conhecimento permitindo que mais pessoas tenham acesso às oportunidades abertas pelas novas tecnologias; - Cria uma rede de compartilhamento de usuários no uso de softwares livres;- Estimula o desenvolvimento da tecnologia nacional porque os desenvolvedores brasileiros podem criar soluções totalmente adaptadas à realidade nacional, a partir dos programas desenvolvidos pela comunidade mundial de programadores; - Auxilia a estabilização da economia, pois não é mais necessário o envio de dinheiro ao exterior a título de compra e serviços de software proprietário;- Incentiva o desenvolvimento de tecnologia local; - Permite interagir e compartilhar soluções com sua comunidade, seja física ou virtual; - O usuário não permanece dependente de novas versões/inovações de softwares proprietários com preços abusivos que, eventualmente, apresentam incompatibilidades com versões antigas.

Software proprietário:

É aquele cuja cópia,redistribuição ou modificação são de alguma forma proibidos pelo seu criador ou distribuidor.A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
O software proprietário utiliza a licença Copyright.Normalmente, a fim de que se possa utilizar,copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir,deve-se solicitar permissão ao proprietário,ou pagar para poder fazê-lo: será necessário,portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.
Vantagens
Possui apoio e suporte técnico do fornecedor.
Mais fácil de configurar e usar.
Dentro da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a venda de softwares representa de 1% a 2% do PIB dos países industrializados.
Promove o crescimento das indústrias de software
através da venda dos seus produtos.
Empresas que fazem da venda de software proprietário tendem a criar softwares com inovações para não perder mercado para o software livre.
Desvantagens;
O custo é elevado;
A manutenção é inexistente ou feita pelo fabricante.
A alteração é feita só por encomenda.
Não é tão seguro quanto o software livre.




Referências:
http://www.idbrasil.gov.br/menu_software_livre/01-inclusao_social

Cursista: Nalva Luneburger Kops
08/10/2008
E.E.F.CAMPO GRANDE

Nenhum comentário: